terça-feira, 17 de novembro de 2009

Vitaminas
Somente a partir do século XVIII, é que se descobriu essa substância tão importante e responsável pela conservação do nosso corpo: vitamina.
As pessoas apareciam doentes e sua doença era atribuída a inúmeras outras causas, mas nunca se imaginava que seria pela carência de determinados alimentos. Essas moléstias surgiam principalmente nos navegantes e militares, pela impossibilidade de levarem em suas viagens carregamentos de verduras, frutas e legumes frescos, alimentando-se somente de produtos conservados e secos.
Assim, muitas vezes, exércitos e tripulações inteiras apareciam doentes.
Vários estudiosos, começaram então a preocupar-se com o problema, como James Lind, médico da Marinha Inglesa que descobriu que o suco de limão ou laranja curava uma doença denominada “escorbuto”.
Outros médicos também estudaram o assunto, como takaki, Eijkman e Casimir Funk. Esse último foi denominado pai das vitaminas. Com tudo as pesquisas em torno de tão vasto assunto, continuam até nossos dias...Várias são as vitaminas cuja principal função é regular nosso organismo e proteger-lo contra doenças.

- Classificação das Vitaminas:

As vitaminas classificam-se em Hidrossolúveis e Lipossolúveis.
Hidrossolúveis: encontram-se na parte aquosa dos alimentos e dissolvem-se na água em que os alimentos são cozidos. São elas: B e C.
Lipossolúveis: Dissolvem-se na gordura: A e D.

- Hidratos de carbono

Os hidratos de carbono também conhecidos como Glúcides, Glícides e Carboidratos, são encontrados principalmente nos alimentos de origem vegetal.
Têm como principal função fornecer calor e energia ao corpo.
A falta desse nutriente acarreta magreza, desânimo e indisposição para o trabalho ou estudos.
PRINCIPAIS FONTES: cereais (em grãos, canjicas ou farinhas), batatas, açúcar, mel, doces, massas, banana, mamão, manga.
Não se deve todavia, abusar desses alimentos, pois quando consumimos em escesso, tornam as pessoas obesa ( muito gordas).

- Gorduras

Denominadas ainda lipídeos ou lípides, são como os hidratos de carbono, grande fonte de energia. Lubrificam o aparelho digestivo, ajudando a boa eliminação das fezes.
O excesso de gorduras é prejudicial porque provoca o aumento de peso e se acumula em redor do coração, rins e outros órgãos, prejudicando-lhes o bom funcionamento.
FONTES: gorduras de coco, óleos, chocolates, toucinhos, manteiga, gema de ovo, cernes gordas, amendoim.

- Sais minerais

Os sais minerais têm função semelhante à das vitaminas: concorrem para a formação dos ossos e dentes e, ainda, protegem o organismo contra enfermidades.
São muitos os minerais que entram na composição do corpo: enxofre, potássio, sódio, cloro, flúor, magnésio, ferro, iodo, cálcio e fósforo.
FERRO: é responsável pela cor vermelha do sangue. Concorre para a formação da hemoglobina (substância constituinte do sangue que conduz o oxigênio dos pulmões aos diferentes tecidos do corpo).
Deficiência de ferro acarreta anemia, cujos sintomas são: fraquezas, desânimo, palidez, cansaço.
FONTES: fígado, carne, vísceras, gema de ovo, melado, rapadura, frutas secas.

IODO: é um mineral indispensável ao bom funcionamento de uma glândula chamada “tireóide”, localizada no pescoço. Essa glândula regula o crescimento e o desenvolvimento total do indivíduo.
Quando o iodo falta na alimentação, a tireóide não funciona bem, o que acarreta as seguintes doenças:

a) bócio ou papo ( aumento do volume da tireóide, na base do pescoço);
b) cretinismo ( desenvolvimento anormal da inteligência).

Fontes : alimentos marinhos ( peixes, polvos, mariscos, ostras, etc.), sal iodado, agrião, couve, ovos.

CÁLCIO E FÓSFORO: agem conjuntamente para o crescimento normal do esqueleto.O fósforo combinado com o cálcio, da rigidez e resistência aos osso e dentes.
O cálcio é ainda componente essencial do sangue e o fósforo atua nas células nervosas e cérebro.
FONTES:
Cálcio: leite e derivados, melaço, ovos, peixes, couve, repolho, laranja, etc.
Fósforo: os alimentos ricos em proteínas e cálcio são também ricos em fósforo (peixes, leite e derivados, carnes, ervilhas, etc.).

- Água

Depois do oxigênio, a água é o fator mais importante para a sobrevivência do homem, dos animais e das plantes. Sem água não há vida.
É um componente essencial do sangue, auxilia na digestão dos alimentos e é necessário para dissolver os nutrientes.
O organismo elimina diariamente cerca de 2 litros e meio de líquido, através dos rins, pele, pulmões e intestinos. Absorvemos cerca de 1 litro com os alimentos. Para recuperar o restante,devemos tomar acima de 1 litro, seja água natural, sucos ou sopas. A sede nos obriga a tomar uma porção mínima de água necessária á vida. No entanto, é preciso que bebamos mais do que essa quantidade mínima, para suprir as nossas necessidades e evitar a desidratação. Debilidade, sequidão na boca, febre, suor excessivo, vômitos e diarréia são sintomas dessa doença que pode até acarretar a morte.
É recomendável que se tome 6 copos de água diariamente.

Um comentário:

  1. As vitaminas são compostos orgânicos que estão presentes naturalmente em tecidos vegetais e animais em diferentes quantidades. Os alimentos que ingerimos, portanto, tem vitaminas e são consideradas nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Elas desempenham diversas funções e ações em nosso corpo e a falta ou excesso de vitaminas pode acarretar problemas de saúde.

    A quantidade de vitaminas e qual delas vai ser predominante no alimento depende. Cada tipo de alimento tem vitaminas variadas em quantidades diversas. Algumas são armazenadas em nosso organismo e outras não, daí a necessidade da ingestão diária através de uma alimentação que tenha alimentos de cada grupo alimentar: dos cereais, dos vegetais, do leite e derivados, das leguminosas, das carnes e até das gorduras.

    ResponderExcluir