terça-feira, 17 de novembro de 2009

Tabus Alimentares

Existem muitas pessoas que não se alimentam bem devido a sua ignorância. Em plena fartura, (principalmente nas zonas rurais) alimentam-se incorretamente, devido às superstições, tabus e crendices. Esses indivíduos tem medo de misturar os alimentos, acreditando que isso faz mal.
As misturas são tão temidas, ao ponto de se condenar até a valiosa salada de frutas. Essas crendices tornam-se maiores exatamente com relação aos alimentos de maior valor nutritivo ( leite, frutas, ovos). Acreditam que o leite e as frutas ingeridas em, seguida um dos outro envenenam e podem até provocar a morte.
Ainda outras crenças relacionadas com os alimentos, tais como:
- Cenoura faz o cabelo ficar cacheado;
- Açúcar produz lombrigas;
- Banana de manhã é ouro, de tarde é prata, de noite mata;
- Angu, sardinha e banana são comidas de pobre.
Ora, um alimente não faz mal com outro. Se ocorresse o contrário, o estômago deveria ter prateleiras, para selecionar os diversos alimentos de que necessitamos. E tal não acontece. Portanto, se você passou mal e atribui esse fato a mistura de alimentos, verifique:
- A quantidade ingerida ( é claro que estômago algum agüenta 1 litro de leite + 8 mangas sem reclamar);
- Se o alimenta não estava estragado;
- Se seu problema não é de cuca, isto é,você come determinado alimento já com medo , de que ele faça lhe faça mal.

2 comentários:

  1. Tabu alimentar é o tabu acerca de alimentos (bebidas e comidas) que as pessoas evitam ingerir em função de razões religiosas, culturais ou de saúde.
    Várias religiões proíbem o consumo de certos tipos de carne. Por exemplo, o judaísmo prescreve um conjunto estrito de normas, chamadas cashrut, declarando o que pode e não pode ser ingerido. Certos grupos cristãos também obedecem a essas regras ou a similares. Na prática islâmica, as leis do halal ditam, entre outras coisas, os tipos de alimento que não podem ser comidos. Hindus, jainistas e budistas freqüentemente seguem as recomendações quanto à prática do vegetarianismo e evitar o consumo de carne.

    ResponderExcluir
  2. Emisonday Lucas: Esses tabus alimentares são crenças que ouvimos desde criança, sobre a mistura de alimentos (como alguns citados acima) e que alguns alimentos criam vermes, são venenosos, entre outras lendas... o que não é nem um pouco verdade.
    Muitos desses tabus são passados de pai para filho, sendo muitas vezes repetidos, tornando-se uma "verdade" popular.

    ResponderExcluir