quinta-feira, 19 de novembro de 2009


Nutrição é um processo biológico em que os organismos (animais e vegetais), utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais. No domínio da saúde e medicina (e também veterinária), a nutrição é o estudo das relações entre os alimentos ingeridos e a doença ou o bem-estar do homem ou dos animais.

A nutrição pode ser feita por via oral, ou seja, pela maneira natural do processo de alimentação, ou por um modo especial. No modo especial temos a nutrição enteral e a nutrição parenteral. A primeira ocorre quando o alimento é colocado diretamente em uma área do tubo digestivo (geralmente o estômago ou o jejuno) através de sondas que podem entrar pela narina ou boca ou por um orifício feito por cirurgia diretamente no abdômen do paciente, juntamente com outro orifício gastro-intestinal usado no processo digestivo. A nutrição parenteral é a que é feita quando o paciente é alimentado com preparados para administração diretamente na veia, não passando pelo tubo digestivo (como o soro nas veias, quando se está impossibilitado de ingerir alimentos via oral).

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Kelli disse...
    Boa Nutrição

    É essencial alimentar-se corretamente, ou seja, manter uma alimentação equilibrada com a nutrição devida.
    Assegure-se que a sua dieta contém todos os nutrientes indispensáveis a um bom funcionamento so seu organismo.
    Seguir a Pirâmide Alimentar e consultar os rótulos dos alimentos, que informam da composição dos mesmos, pode ajudar a escolher uma dieta saudável, verificando os nutrientes necessários diariamente.
    A pirâmide alimentar é um guia que indica quais os alimentos e respectivas quantidades que devem ser ingeridos todos os dias de modo a garantir uma alimentação equilibrada.

    ResponderExcluir
  3. Ídilla Guimarães : Nutrição x Atividade física na infância: A prática de atividade física na infância constitui-se um importante fator de proteção contra o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade infantil, que podem estar associadas a doenças como hipercolesterolemia, diabetes e hipertensão.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Maiara Costa:
    Para manter um metabolismo equilibrado,o organismo deve obter continuamente os chamados nutrientes,substancias fornecidas pelos alimemtos, os quais precisam ser consumidos em quantidade e vairiedade adequadas.
    uma vez digeridos os alimentos,os seus nutrientes sao absorvidos e distribuidos para todos os tecidos.alguns nutrientes sao usados para construcao e reparacao da materia viva;outros sao desdobrados para a liberacao da energia indispensavel as atividades vitais

    ResponderExcluir
  6. Taiane Guimarães: Curiosidade: Embora hoje sejamos conhecidos pela variedade de nossas frutas, é sempre bom lembrar que muitas delas tem DNA estrangeiro - são exoticas, como dizem os botânicos. Pra começar por um dos maiores simbolos pátrios, desde que enfeitou a cabeça de Carmen Miranda (que era Portuguesa). A origem da banana é uma verdadeira salada étnica.Ela nasceu nas selvas da India e da Indochina, foi introduzida pelos árabes nas Ilhas Canárias e descoberta pelos portugueses, só então cruzou mares para chegar ao Brasil, no começo do século XVI. Aqui ja existia uma especie de banana, a pacova, mais não se compara: ela não podia ser comida crua.

    ResponderExcluir
  7. Emisonday Lucas: A nutrição esportiva está relacionada a todos aqueles que fazem algum tipo de exercício físico, não importando a modalidade e intensidade realizada. É sempre bom lembrar que o desempenho no esporte será melhor realizado quando for aliado a uma alimentação adequada.
    Qualquer pessoa pode praticar exercício físico, não importando a idade, é preciso cuidar com a escolha da atividade e a freqüência a ser praticada, pois, cada pessoa apresenta seu próprio ritmo e isso deve ser respeitado.
    Para o início das atividades físicas um médico deverá ser procurado para adequar-se a atividade e a freqüência. O cuidado com a alimentação também é fundamental, englobando as preocupações com a saúde e as necessidades individuais de cada pessoa. Para o início das atividades, deve-se avaliar, com relação à alimentação:
    - Os níveis necessários de nutrientes para o desenvolvimento eficaz do exercício físico;
    - Práticas alimentares adequadas que mantenham e preservem a saúde, evitando patologias por carências de nutrientes;
    - Obtenção e manutenção da massa muscular e % de gordura nos níveis adequados, entre outras;
    - Constante hidratação durante as atividades físicas.

    ResponderExcluir